12 de abril de 2012

Propaganda antecipada: Vereadores questionam entrega de notebooks por secretário que é pré-candidato à prefeitura de Fortaleza

00
 


O líder da oposição na Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Plácido Filho (PDT), disse que o secretário de Educação, Elmano de Freitas (PT), vai comemorar seu aniversário na quinta-feira (12), em um importante hotel de Fortaleza, e que na ocasião vai distribuir mil notebooks para os professores da rede pública municipal. O parlamentar afirma que, se o fato realmente ocorrer, vai configurar propaganda eleitoral antecipada.

Para Plácido, a ação confunde o público com o privado, já que Elmano de Freitas é pré-candidato do PT a prefeito de Fortaleza. O vereador ainda sugeriu acionar o Ministério Público. ”Isso é pegar o dinheiro público e ficar presenteando no dia do seu aniversário”, contestou Plácido.

Estranho
O vereador Salmito Filho (PSB) disse que é no mínimo estranho a entrega dos notebooks agora, já que desde o ano passado já havia sido anunciada como uma ação da Secretaria de Educação. “É no mínimo ruim, é uma forma de confundir o público com o privado”, concluiu Salmito.

Valorização
Em pronunciamento pela liderança do Governo, o vereador Ronivaldo Maia (PT) respondeu aos questionamentos de vereadores da oposição em relação à entrega dos notebooks aos professores, que acontecerá na quinta-feira (12), com a participação do secretário de Educação, Elmano de Freitas. Para o petista, a Prefeitura de Fortaleza continua executando uma política de valorização da categoria.

“Os notebooks fazem parte de um programa da Prefeitura, que também incluem a implantação de laboratórios móveis e a informatização da educação”, colocou Ronivaldo.

Dentro da Lei?
Ronivaldo Maia defendeu a compra dos notebooks pelo Executivo apontando os benefícios em sala de aula, principalmente na utilização de informações em tempo real pelos professores. “Nós nos alegramos de vê a categoria valorizada, com ferramentas de qualificação do nosso professor. Um processo que correu dentro da legalidade, com licitação e por isso a entrega só está ocorrendo agora”, enfatizou o parlamentar.

Apoio de petistas
O vereador Guilherme Sampaio (PT) ressaltou a contribuição do Poder Legislativo na informatização dos professores, com a aprovação do projeto de indicação, de sua autoria, que criava o Programa Computador do Professor. “Quero parabenizar o secretário Elmano de Freitas, estando ciente que demos uma contribuição a categoria”, salientou.

Fonte: Jangadeiro Online

 
 
21 de março de 2012

Plácido Filho critica situação dos terminais de integração

00
 

Vereador do PDT é o líder da oposição na CMFor - Foto: Genilson de Lima

A situação dos terminais de integração de Fortaleza foi analisada pelo vereador Plácido Filho (PDT), em plenário, na manhã desta quarta-feira, 21. O líder da oposição abordou o assunto após ouvir o gerente de operações da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), Disraeli Brasil, dizer que tinha medo dos terminais de ônibus. A afirmação, segundo Plácido, foi feita ontem, 20, durante debate sobre a falta de estacionamento no Estádio Presidente Vargas. A frase proferida pelo servidor, conforme o vereador, justificou o porquê de ele não ir aos jogos do PV de ônibus.

Para o vereador, o sentimento do gerente é o mesmo da maioria dos fortalezenses que usam o transporte público. “A diferença é que o cidadão comum não pode se dar ao luxo de simplesmente virar as costas para o nosso falido sistema de transporte público. E o senhor Disraeli Brasil está errado? Não. Milhares de cidadão, se pudessem evitar os terminais, certamente fariam.”

Plácido destacou que a estrutura física dos terminais está estrangulada, há pouca segurança para os usuários e os horários dos coletivos não são cumpridos. No terminal da Parangaba, conforme ele, o usuário perdeu a preferência na faixa de pedestre em nome de uma maior agilidade na entrada doss ônibus e os veículos se deslocam a 40 km/h, quando o permitido nos terminais é 20 km/h.

Cemitérios
A Câmara aprovou hoje projeto de lei complementar de autoria de Plácido que estabelece diretrizes de acessibilidade em cemitérios públicos de Fortaleza. Justificando seu voto, o vereador chamou atenção para o fato de que vários equipamentos públicos já dispõem de acesso facilitado para pessoas com deficiência. O mesmo, conforme ele, não se observa nos cemitérios públicos.

“É de fundamental importância a disponibilidade de meios que lhes permita acompanhar de forma digna e autônoma o funeraĺ de seus entes queridos, considerando os fatores restritivos como idade, obesidade, deficiência e problemas de saúde.”

Fonte:  CMFor.Ce

 
 
01 de março de 2012

Plácido anuncia cronograma da oposição para as sessões ordinárias

00
 

Plácido deseja planejar o uso do tempo destinado à oposição nas sessões plenárias - Foto: Genilson de Lima


Em pronunciamento na manhã desta quinta-feira, 1º, o vereador Plácido Filho (PDT), líder da oposição na Casa, anunciou que, na próxima semana, se reunirá com a bancada para estabelecer um cronograma do uso do tempo da oposição durante as sessões ordinárias. De acordo com o parlamentar busca-se, com esta medida, democratizar o espaço.

“Eu sempre entendi que o tempo destinado à oposição pertence aos vereadores da oposição, não a um único vereador, no caso o líder da bancada. Na verdade, o que há muito vinha sendo colocado em prática, será mais organizado”, destacou.

Plácido salientou que, por diversas semanas, companheiros de bancada fizeram uso da tribuna por 66,6% do tempo da oposição. O parlamentar também ressaltou que gostaria que o tempo também fosse ocupado pelos vereadores Salmito Filho (PSB), Vitor Valim (PMDB), Carlos Dutra (PSDB) e Iraguassú Teixeira (PDT).

Em aparte, os vereadores Salmito Filho e Dr. Ciro (PTC) parabenizaram o pronunciamento e o trabalho desenvolvido por Plácido à frente da bancada. “Gostaria de parabenizá-lo e dizer que a oposição continua unida em defesa dos interesses do povo de Fortaleza”, disse Dr. Ciro.

Fonte: CMFor

 
 
21 de dezembro de 2011

Serviluz cobra as mil vagas prometidas pela prefeita

00
 

Moradores do Serviluz cobraram os mil empregos prometidos pela prefeita Luizianne Lins (PT), há um ano, como forma de compensar os postos que seriam abertos com a instalação do estaleiro Promar, na Praia do Titanzinho. No fim de julho de 2010, após vencer a queda de braço com o Governo do Estado para a não instalação do estaleiro, a prefeita de Fortaleza disse que os mil empregos seriam criados com a ampliação da fábrica da Guararapes, no bairro Antônio Bezerra.

A cobrança ocorreu durante a visita do vereador Plácido Filho (PDT) ao posto de saúde Célio Brasil Girão, no próprio bairro. “Assim como os moradores do Serviluz, eu também só tenho a lamentar mais uma promessa não cumprida pela prefeita Luizianne Lins. Sequer o curso de capacitação de costura e alfaiataria teve início”, lamentou Plácido Filho, que também conferiu a situação na Guararapes.
(mais…)

 
 
Página 1 de 3123