Vereador Plácido Filho (PDT) é o propositor do projeto de lei - Foto: Evilázio Bezerra


O vereador Plácido Filho (PDT), por meio do projeto de lei nº 082/2012, quer incentivar a doação de médula óssea nos bancos de sangues e em entidades que prestam serviços de hemoterapia. A proposta dispõe sobre a mobilização de doadores de sangue na adesão ao Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Médula Óssea, disponibilizando o teste de tipagem HLA nas unidades de coleta.

Segundo o parlamentar, com o exame à disposição da população nos bancos de sangues, a captação de doadores de médula será fortalecida. “Esperamos contribuir para aumentar a captação de passíveis doadores de médula óssea, já que o indivíduo que se propõe a doar sangue é sensível às necessidades do outro. E é com este espírito de solidariedade que deve ser estimulado a doação”, ressaltou Plácido Filho na justificativa do projeto.

O teste de tipagem HLA, também conhecido com o exame de compatibilidade para o transplante de médula, é feito através de amostra de sangue e o estado Ceará ainda não dispõe do serviço. Para a confirmação dos dados dos doadores a coleta realizada e enviada para outro estado. Na Capital existe locais onde o exame de HLA já é realizado, mais que não englobam a compatibilidade para doação de médula.

A proposta de Plácido Filho encontra-se na Comissão de Legislação, Justiça e da Cidadania para apreciação de constitucionalidade e admissibilidade, a matéria aguarda ainda a designação de relator.

Fonte: CMFOR

Related posts:

  1. Câmara Municipal aprova projeto contra adulteração de combustíveis
  2. Plácido quer melhorar a comunicação nos Conselhos Tutelares
  3. Comissão de Meio Ambiente aprova projeto sobre acessibilidade